Início Notícias Brasil Presidente do Senado pede debate cuidadoso sobre PL do Aborto no Senado

Presidente do Senado pede debate cuidadoso sobre PL do Aborto no Senado

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (13), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou a necessidade de uma abordagem cautelosa em relação ao Projeto de Lei (PL) 1904/24, que trata da penalização do aborto após 22 semanas de gestação. Pacheco enfatizou que o tema não será levado diretamente ao plenário do Senado, mas passará pelas comissões permanentes da Casa para discussão.

A declaração vem após a aprovação da urgência para o PL pela Câmara dos Deputados, permitindo que o texto seja debatido diretamente em plenário naquela Casa legislativa. Caso aprovado pelos deputados, o projeto seguirá para o Senado.

++Pré-candidato, Datena detona polarização nas eleições municipais de São Paulo

Pacheco evitou tomar posição definitiva sobre o assunto, porém ressaltou a importância de ouvir as mulheres senadoras, que são representantes legítimas das mulheres brasileiras. Ele também sublinhou as diferenças entre o crime de aborto e homicídio, afirmando que são questões juridicamente distintas que merecem atenção cuidadosa.

O PL 1904/24 propõe equiparar a pena para abortos realizados após as 22 semanas de gestação à do homicídio simples, estabelecendo um prazo fixo para a realização do procedimento, exceto nos casos já previstos pela legislação atual: risco de vida para a mãe, anencefalia ou gravidez resultante de estupro.

++Gloria Pires é criticada após vídeo dando selinho na filha: “Desnecessário”

Se aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto seguirá para votação no Senado Federal, podendo ser sancionado ou vetado pelo presidente da República posteriormente.A discussão sobre o tema continua a gerar intensos debates entre parlamentares, ativistas e especialistas em direitos humanos e saúde pública no Brasil.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.