Lula cobra punição para responsáveis por queimadas no país. (Foto: Divulgação)
Casal de coiotes é alvo da PF no ES. (Foto: PF)
“Isso está sendo combatido, como sempre foi, e agora com foco voltado exatamente para esta atividade”, completou.
A fala foi dita após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros sobre o tema, que ocorreu nessa quinta-feira.(Foto: Agência Brasil)
“A Polícia Federal está combatendo as ações criminosas que estão sendo levadas a efeito através dessas bets. Por exemplo, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação de impostos, ligação com crime organizado. Isso está sendo rigorosamente escrutinado com o auxílio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que identifica operações que são, digamos assim, heterodoxas ou são exageradas em termos financeiros”, disse ele. (Foto: Agência Brasil)
A Polícia Federal (PF) anunciou a deflagração da Operação Trapiche nesta quarta-feira, 8 de novembro. (Foto Unsplash)
A droga foi levada para a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, no Centro do Rio. (Fonte: Instagram)
Nesta terça-feira (4), a Polícia Federal realizou a prisão em flagrante de dois policiais militares em Sorocaba (SP). (Foto Unsplash)
A aeronave ficou voando em círculos por cerca de cinco horas para gastar combustível e conseguir pousar em segurança. (Foto: Agência Brasil)
O plano reflete a atuação de grupos criminosos organizados. (Foto: Instagram)
A visita reforça laços diplomáticos entre os países. (Foto: Instagram)
Medidas de segurança são reforçadas para figuras públicas. (Foto: Instagram)
Lula estava no Rio para o evento do G20. (Foto: Instagram)
O governo do Rio negou vínculo com a comitiva presidencial. (Foto: Instagram)
PF abriu 31 inquéritos para investigar possíveis ações criminosas de incêndios no país. (Foto: Governo Federal)
O presidente Lula e a ministra Marina Silva falaram, nesse domingo, sobre as ações criminosas de incêndios que ocorreram no país, nos últimos dias.
Foi durante um reunião no Prevfogo, na sede do Ibama, em Brasília (DF). Foi informado durante o encontro que a Polícia Federal abriu 31 inquéritos para investigar as origens do fogo, incluindo dois no estado de São Paulo, que concentrou mais de 30% dos focos de calor registrados durante o final de semana, segundo dados do Inpe.
“Não conseguiram detectar nenhum incêndio causado por raios. Isso significa que tem gente colocando fogo na Amazônia, no Pantanal e sobretudo no estado de São Paulo”, disse Lula.
O estado de São Paulo registrou 2.191 focos de calor em 48 horas, que correspondem a cerca de 42% dos focos no estado em 2024. Ao todo, 46 municípios paulistas estão em alerta máximo para incêndios.
“Em São Paulo não é natural em hipótese alguma que em poucos dias tenha tantas frentes de incêndio envolvendo simultaneamente vários municípios”, declarou Marina. A ministra destacou que os esforços federais estão mobilizados para combater os incêndios e punir ações criminosas relacionadas ao uso do fogo.