Início Notícias Brasil Parte do Rio de Janeiro e Santos pode ser engolida pelo mar...

Parte do Rio de Janeiro e Santos pode ser engolida pelo mar até 2050

Um estudo recente divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) adverte que parte da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, enfrenta o risco de ser submersa pelo avanço do mar até 2050, como consequência das mudanças climáticas. Esse fenômeno, previsto para impactar milhares de pessoas, está associado ao aumento das inundações costeiras, conforme aponta a pesquisa apresentada nesta terça-feira (28/11).

++ Após trair a namorada com o sogro, genro se pronuncia sobre o caso

O estudo também menciona o município do Rio de Janeiro, além de outras cidades, como Santos, Cotonou (Benin) e Calcutá (Índia), que estarão expostas a riscos de inundações até 2050, afetando cerca de 5% da população dessas áreas, conforme as projeções apresentadas às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28).

++ Caso de sogro com marido da filha é transformado em filme para plataforma adulta

Os dados, fornecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo Climate Impact Lab (CIL), destacam que a América Latina, o Caribe, o Pacífico e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento são as regiões mais vulneráveis.

Esses locais correm o risco de perder consideráveis porções de terra e infraestrutura para inundações permanentes. O estudo alerta que, se as emissões de gases de efeito estufa continuarem no ritmo atual, centenas de cidades altamente populosas enfrentarão um risco crescente de inundação.

Os impactos dessas inundações nas regiões costeiras, que frequentemente abrigam centros sociais e econômicos importantes, têm potencial para desencadear retrocessos no desenvolvimento humano em todo o mundo, conforme observado pelo Pnud.

“Os efeitos da elevação do nível do mar colocarão em risco décadas de progresso do desenvolvimento humano em zonas costeiras densamente povoadas, onde vive uma em cada sete pessoas no mundo”, afirma Pedro Conceição, diretor do Escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud.

Sem medidas de defesa eficazes nas áreas costeiras, no pior cenário previsto até o final deste século, o estudo estima que 5% ou mais das seguintes cidades ficarão permanentemente abaixo do nível do mar:

Guayaquil (Equador )
Barranquilla (Colômbia )
Santos (Brasil)
Rio de Janeiro (Brasil)
Kingston (Jamaica)
Cotonou (Benin)
Kolkata (Índia)
Perth (Austrália)
Newcastle (Austrália)
Sydney (Austrália)

A Prefeitura de Santos e a Prefeitura do Rio de Janeiro não se pronunciaram sobre o caso.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.