28 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais

    Número de divórcios bate recorde no Brasil, aponta IBGE

    Date:

    Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (27), observou que o Brasil teve 8,6% mais divórcios em 2022, em comparação ao ano anterior.

    O número total de separações atingiu o pico máximo desde que o IBGE iniciou seu registro em 2007. Além disso, de acordo com o levantamento, houve um aumento na idade média de divórcio ao longo dos últimos doze anos. Em 2010, as mulheres se divorciavam, em média, aos 39,4 anos, e os homens aos 42,6 anos. No entanto, em 2022, a idade média para o divórcio aumentou significativamente, com os homens se divorciando em média aos 44 anos e as mulheres aos 41 anos.

    A pesquisa abordou diversos fatores e aspectos, e concluiu que, em 2022 houve mais casamentos entre pessoas do mesmo sexo, somando um pouco mais de 11 mil casamentos homoafetivos registrados. Em contrapartida, os óbitos infantis e de adolescentes cresceram, na sua maioria relacionadas a doenças respiratórias.

    ++ Renda média brasileira alcança maior valor desde 2020, segundo IBGE

    A pesquisa descreve também que, em comparação aos últimos anos, o número de nascimentos diminuiu. O país registrou 2,54 milhões de nascimentos em 2022, um número que é 3,5% menor do que o registrado em 2021. É a 4ª queda seguida na taxa de natalidade do país e o menor número desde 1977, ou seja, as pessoas estão preferindo filhos quando já são um pouco mais velhas, destacou a pesquisadora responsável pelo levantamento.

    ++ Macron visita Brasil e deve conhecer Amazônia junto com Lula.

    A pesquisadora conclui dizendo: “Entendo que a nossa pesquisa retrata as mudanças na sociedade, de valores e comportamento. A queda no número de nascimentos, número de filhos por família, são dados que só confirmam tendências que a gente já observa, como, por exemplo, o empoderamento da mulher, que, já há anos, passa a estudar, entrar no mercado de trabalho, a ter maior aceitação ao não priorizar somente filhos e casamentos.”

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS

    Mais Recentes