O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira (1º) que sua responsabilidade é com os cidadãos pobres do Brasil, e não com os banqueiros ou os ricos. O discurso foi realizado em Salvador durante um evento de anúncio de investimentos na Bahia.
++Filha de Silvio Santos trava guerra na Justiça contra ex após dívida quase milionária
As declarações de Lula ocorrem em meio a suas críticas frequentes ao mercado financeiro e ao Banco Central. Nessa segunda, o dólar atingiu o maior valor em dois anos e meio, fechando a R$ 5,65, movimento que o mercado atribui às recentes falas do presidente, vistas como interferência política na economia e indício de descontrole nos gastos públicos.
O presidente também criticou a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 10,5% ao ano. Para Lula, a manutenção dessa taxa em níveis elevados impede o crescimento econômico, dificultando o acesso a empréstimos. Ele defendeu a necessidade de o Banco Central considerar a realidade do país, e não apenas os interesses do sistema financeiro.
++Fabiana Justus faz revelações sobre vida íntima após tratamento contra câncer
Lula tem intensificado suas viagens pelo Brasil a pouco mais de um mês do início da campanha das eleições municipais, participando de eventos públicos e concedendo entrevistas a rádios locais. Em suas falas, ele reiterou a importância de prestar contas aos trabalhadores e aos mais pobres, enquanto critica a autonomia do Banco Central aprovada pelo Congresso e as nomeações do governo anterior.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.