O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu a 22 pessoas e dez associações a medalha do mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro.
++ VPN: OAB vai ao STF contra decisão de Moraes
Uma delas é a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, esposa de Lula. Outra, a apresentadora Xuxa Meneghel e também a empresária Luiza Trajano.
A medalha do mérito Oswaldo Cruz, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa quarta-feira, homenageia pessoas e instituições que, de algum modo, contribuíram para a saúde dos brasileiros. No decreto, de toda a lista, apenas os nomes de Janja e Luiza Trajano não são acompanhados de justificativa para a condecoração.
A apresentadora Xuxa é embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação, do Ministério da Saúde, assim como a ex-ginasta Daiane dos Santos, que também foi condecorada com a medalha. Já a empresária Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, criou a iniciativa “Unidos pela Vacina” durante a pandemia de covid-19, para que empresários ajudassem a comprar imunizantes.
++ Policiais civis de SP são presos em força-tarefa por corrupção e lavagem de dinheiro
A medalha Oswaldo Cruz foi instituída em 1970 pelo presidente da época, Emílio Garrastazu Médici. Desde então, a medalha já foi concedida a esposas de presidentes.
Lula e Janja, até o momento, não se posicionaram sobre o assunto.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.