Nessa quarta-feira o Governo Federal instituiu uma política para orientar atividades de segurança em sistemas virtuais e tecnológicos no Brasil, área conhecida como cibersegurança.(Foto: Agência Brasil)
A medida ocorre após invasão da conta da primeira-dama, Janja da Silva, no X (antigo Twitter) e nova ameaça ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em redes sociais. (Foto: Agência Brasil)
PF deve investigar integrantes da Abin no Governo Lula. (Foto: Agência Brasil)
O atual presidente Lula (PT), não tem mais compromissos com a agenda esse ano. O mandatário volta a ter encontros somente em 2024, já que viajará para Mangaratiba, no Rio de Janeiro, onde passará a virada de ano (Foto: Agência Brasil)
Lira foi aconselhado a apoiar a estratégia de Pacheco. (Foto: Instagram)
A polêmica envolve o bloqueio de contas da rede social X. (Foto: Instagram)
Os líderes do BRICS discutirão a adesão durante um jantar. (Foto: Instagram)
Lula frusta servidor público e não da reajuste em seu 1º ano de governo (Foto: Agência Brasil)
Lula sofre queda drástica com aprovação do governo em 12 meses, diz pesquisa. (Foto: Agência Brasil)
Governo Lula bate recorde com Lei Rouanet e chega a R$ 16 milhões em 2023 (Foto: Agência Brasil)
Lula mantém petismo em alta no Brasil, um ano após vencer eleição, diz pesquisa. (Foto: Agência Brasil)
Lula defendeu postura sem ofensas em evento no Rio. (Foto: Instagram)
O Lago Paranoá foi bloqueado por segurança reforçada. (Foto: Instagram)
Ela também participou de um almoço com o presidente Lula. (Foto: Instagram)
Operação de segurança monitorou redes sociais. (Foto: Instagram)
Nessa quarta-feira o Governo Federal instituiu uma política para orientar atividades de segurança em sistemas virtuais e tecnológicos no Brasil, área conhecida como cibersegurança.
A medida ocorre após invasão da conta da primeira-dama, Janja da Silva, no X (antigo Twitter) e nova ameaça ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em redes sociais. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Federal.
No decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e fica estabelecida a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber). O objetivo é combater “crimes e ações maliciosas” no setor, além de promover o desenvolvimento de tecnologias para maior segurança.
O Governo Federal afirmou entender a política como urgente e relevante. A proposta foi apresentada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Segundo o decreto, a iniciativa deverá contar com o compartilhamento de informações entre União, estados e municípios, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O presidente ainda instituiu o Comitê Nacional de Cibersegurança para acompanhar a implementação e a evolução das iniciativas. Caberá ao grupo fiscalizar e propor ações para o aumento da segurança cibernética.