O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar nesta terça-feira a criação de 100 institutos federais até o fim do mandato, em 2026.
O evento, que conta com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, ocorre, nesta manhã, no Palácio do Planalto. O presidente já havia citado a intenção pela primeira vez em dezembro do ano passado, na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude. “Para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo”, afirmou ele na ocasião.
++ Lula rasga o verbo contra Robinho após acusação de estupro: “Crime imperdoável”
O presidente reforçou o assunto no mês passado, quando lançou a pedra fundamental do Campus Parque Olímpico/Cidade de Deus do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital.
Com cursos gratuitos, os institutos federais oferecem educação básica e superior e são especializadas no ensino profissional e tecnológico. As instituições fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008.
++ A Justiça de São Paulo condena o programa Pânico por humilhar homem em pegadinha
Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% das vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada com o ensino médio. São 38 institutos federais, dois Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica) e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Jetss.