26 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, outubro 11, 2024
Mais

    Flávio Dino minimiza impacto de PEC que limita STF: “Tranquilidade total”, afirma ministro

    Date:

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, afirmou nesta sexta-feira, 11, que a Corte encara com “tranquilidade” as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) recentemente aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que visam restringir o poder do STF. Durante o Encontro de Líderes, evento organizado pela Comunitas em São Paulo, Dino reiterou que o STF seguirá atuando de forma independente, apesar de possíveis insatisfações políticas.

    ++Lula destaca a importância do governo para os mais pobres em evento em Fortaleza

    As PECs, aprovadas pela CCJ no dia 9, têm como principais alvos as decisões monocráticas — tomadas individualmente por ministros do Supremo. Além disso, os projetos sugerem que o Parlamento possa anular decisões da Corte e estabelecem novos processos para o impeachment de ministros. As propostas ainda precisam passar por uma comissão especial e votação no plenário.

    Dino destacou que o STF não deixará de tomar decisões, mesmo que desagradem setores específicos. Segundo ele, o tribunal tem como objetivo garantir o cumprimento das leis, independentemente de possíveis repercussões políticas.

    ++Após deixar ‘A Fazenda 16’, Raquel Brito é diagnosticada com miocardite aguda

    Embora as PECs avancem, o governo federal, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, não tem atuado ativamente para barrar o andamento dessas propostas no Congresso. Partidos da base aliada também apoiaram a aprovação das medidas, ampliando a complexidade do debate.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

    Mais Recentes