Início Notícias Brasil Empresário réu por recismo contra Taís Araújo é foragido da justiça por...

Empresário réu por recismo contra Taís Araújo é foragido da justiça por homicídio

O empresário Celso Henrique de Oliveira Yamashita, réu por racismo contra a atriz Taís Araújo é considerado foragido da Justiça.

++ Datena afasta possível quinta desistência de candidatura em SP: “Tenho uma missão”

O racismo foi cometido em abril de 2022. Yamashita enviou mensagens de cunho racista contra a atriz Taís Araújo em um grupo do Condomínio Residencial Gaivota I, em Rio Preto, São Paulo. Era período eleitoral e a atriz havia publicado um vídeo contra a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na mensagem, ele critica a posição dela dando a entender que se não tivesse sido aprovada a Lei Áurea, a pessoa negra não poderia emitir sua opinião.

O empresário já havia sido condenado anteriormente por homicídio. O tal crime ocorreu em agosto 1993, quando o empresário tinha 27 anos, em Rio Preto, interior de São Paulo. Nos autos do processo consta que ele surpreendeu a vítima com disparos, o que teria tornado impossível a sua defesa.

++ Irmãos de 5 e 7 anos morrem carbonizados durante incêndio em casa

Yamashita não contratou advogados e foi defendido pela Defensoria Pública. O caso correu na Justiça com inúmeras tentativas, sem sucesso, de localização do empresário. Em 2009, ele foi condenado a 10 meses e 20 dias de reclusão por homicídio, mas nunca cumpriu pena.

Após cometer o crime, o empresário se mudou para o Japão. Em 2019, após 19 anos foragido, ele regularizou temporariamente sua situação com a justiça brasileira ao obter um habeas corpus. No entanto, após um recurso do Ministério Público de São Paulo, o habeas corpus foi revogado, e Yamashita voltou a ser considerado foragido.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.