Em CPI, Coronel revela quem ordenou a abertura da Esplanada antes dos atos de 08/01 (Foto: Agência Brasil)
No último depoimento ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos antidemocráticos, foi revelado o nome de quem ordenou a abertura da Esplanada para os manifestantes de 8 de janeiro (Foto: Agência Brasil)
De acordo com o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues (Foto: Agência Brasil)
A ordem teria sido dada pelo Coronel Paulo José Ferreira de Souza (Foto: Agência Brasil)
Segundo a Polícia Federal, Paulo José já teria sido apontado como omisso no dia da tentativa de golpe (Foto: Agência Brasil)
Ele atuava como chefe interino do Departamento de Operações (DOP) da PMDF (Foto: Agência Brasil)
Estaria substituindo Jorge Eduardo Naime, que estaria de folga na data (Foto: Agência Brasil)
O nome dele foi citado por Marcelo, em resposta aos deputados que estão investigando o ataque dos apoiadores de Bolsonaro, em CPI da Câmara Legislativa do DF (CLDF) (Foto: Agência Brasil)
“Abrir a Esplanada foi um ajuste feito em reunião pelo Paulo José”, revelou (Foto: Agência Brasil)
“Parece que aconteceu uma reunião no sábado, que eu não participei”, continuou (Foto: Agência Brasil)
“Quem mandou (abrir) foi ele, para manifestantes. Foi a ordem que recebi”, disse Casimiro em depoimento (Foto: Agência Brasil)
Ele é ex-comandante do 1° Comando de Policiamento Regional (1°CPR) (Foto: Agência Brasil)
Ao ser questionado, se na avaliação dele, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), conseguiriam invadir os prédios dos Três Poderes se estivesse fechada (Foto: Agência Brasil)
Ele foi direto na resposta e garantiu que não conseguiriam (Foto: Agência Brasil)
“Seria bem difícil acontecer, eles não iriam entrar” , completou (Foto: Agência Brasil)
No último depoimento ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos antidemocráticos, foi revelado o nome de quem ordenou a abertura da Esplanada para os manifestantes de 8 de janeiro. De acordo com o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, a ordem teria sido dada pelo Coronel Paulo José Ferreira de Souza.
Segundo a Polícia Federal, Paulo José já teria sido apontado como omisso no dia da tentativa de golpe, ele atuava como chefe interino do Departamento de Operações (DOP) da PMDF, substituindo Jorge Eduardo Naime, que estaria de folga na data. O nome dele foi citado por Marcelo, em resposta aos deputados que estão investigando o ataque dos apoiadores de Bolsonaro, em CPI da Câmara Legislativa do DF (CLDF).
“Abrir a Esplanada foi um ajuste feito em reunião pelo Paulo José. Parece que aconteceu uma reunião no sábado, que eu não participei. Quem mandou (abrir) foi ele, para manifestantes. Foi a ordem que recebi”, disse Casimiro em depoimento, ele é ex-comandante do 1° Comando de Policiamento Regional (1°CPR).
Ao ser questionado, se na avaliação dele, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), conseguiriam invadir os prédios dos Três Poderes se estivesse fechada, ele foi direto: “Seria bem difícil acontecer, eles não iriam entrar”.