Início Notícias Brasil Desemprego atinge menor nível desde 2014, destaca Lula: “É só trabalho”

Desemprego atinge menor nível desde 2014, destaca Lula: “É só trabalho”

A taxa de desemprego no Brasil fechou o trimestre encerrado em agosto em 6,6%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira (27) pelo IBGE. O índice representa uma queda de 0,5 ponto porcentual em comparação com o trimestre anterior, encerrado em maio, e atinge o menor patamar desde dezembro de 2014.

++Simone Mendes gasta o dinheiro do Programa do Silvio Santos com pastel e diverte os amigos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou os resultados nas redes sociais, respondendo a críticos que o atribuem à sorte. “Mais uma boa notícia para o mercado de trabalho e os empregos no Brasil: a taxa de desemprego em agosto deste ano foi a menor de toda a série histórica da Pnad, iniciada em 2012. Vão dizer que é sorte, mas é só trabalho”, declarou o presidente, utilizando sua conta no BlueSky, uma rede social que tem ganhado popularidade desde a suspensão temporária do X (antigo Twitter) no Brasil.

Segundo o levantamento do IBGE, a população desocupada caiu para 7,3 milhões de pessoas, o menor número desde janeiro de 2015. A pesquisa aponta uma redução de 6,5% na população desempregada em comparação ao trimestre anterior, o que representa menos 502 mil pessoas procurando emprego. Em relação ao mesmo período de 2022, a queda foi ainda mais acentuada, com 13,4% a menos, equivalente a 1,1 milhão de pessoas.

Além disso, o número de trabalhadores ocupados no país atingiu um novo recorde, com 102,5 milhões de pessoas empregadas. Na comparação trimestral, houve um aumento de 1,2%, o que equivale a mais 1,2 milhão de novos trabalhadores, enquanto em relação ao ano passado, o crescimento foi de 2,9%, ou 2,9 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho.

++“Dormia apenas 4 horas”, comenta Deolane sobre a vida na prisão

Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, atribuiu os números positivos ao aumento da demanda por trabalhadores em diversos setores da economia, aproximando os níveis de desocupação aos observados em 2013, quando o indicador atingiu o menor valor histórico.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.