A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 56%, o maior índice desde o início de seu mandato. Em janeiro, esse percentual era de 49%, marcando a primeira vez que a reprovação supera a marca dos 50%. Enquanto isso, a aprovação do governo está em 41%, e 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
++Câmera flagra reação de menina ao ouvir choro do irmão caçula
O levantamento, realizado entre 27 e 31 de março com 2.004 pessoas em todo o Brasil, tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Os dados indicam que a faixa etária de 16 a 34 anos concentra os maiores índices de desaprovação, enquanto entre os entrevistados com mais de 60 anos, Lula tem um desempenho relativamente melhor. Além disso, 41% classificam sua gestão como negativa, 29% como regular e 27% como positiva.
Para 43% dos entrevistados, o governo Lula é pior que o de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), um aumento de seis pontos percentuais em relação à pesquisa de dezembro. O descontentamento também se reflete na avaliação da economia, com 56% afirmando que o país está na direção errada e que a situação econômica se deteriorou no último ano. A percepção de alta nos preços de alimentos, combustíveis, água e energia também cresceu.
++Após seis meses distante, jovem reencontra onças e momento viraliza
A pesquisa mostra ainda que 71% dos brasileiros acreditam que Lula não está cumprindo suas promessas de campanha, enquanto 47% avaliam que ele não é bem intencionado. Apesar disso, 81% dos entrevistados esperam que o presidente adote uma nova postura nos dois últimos anos de mandato.