25.9 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 20, 2025
Mais

    Bolsonaro segue internado na UTI após cirurgia abdominal considerada a mais invasiva desde 2018

    Date:

    O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, após passar no último domingo por uma cirurgia de mais de 12 horas para tratar uma obstrução intestinal. Segundo a equipe médica, o procedimento, chamado de laparotomia exploradora, foi realizado para desfazer aderências no intestino delgado e reconstruir a parede abdominal — resultado de complicações deixadas pelo atentado a faca sofrido em 2018. Essa foi a sexta cirurgia na mesma região e, de acordo com Bolsonaro, a mais invasiva até hoje.

    ++Datena desabafa ao vivo no SBT e revela desejo de aposentadoria: “Difícil lidar”

    A recuperação tem evoluído de forma positiva, embora ainda sem previsão de alta da UTI. Nesta terça-feira, ele publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece caminhando com ajuda da equipe médica e afirmou estar focado na reabilitação. Ainda alimentado por via intravenosa, o ex-presidente já consegue se sentar no leito e dar pequenos passos, de acordo com os boletins médicos. Ele está estável, sem dores ou sangramentos, e segue em acompanhamento com fisioterapia motora e respiratória.

    As visitas seguem restritas apenas aos familiares, por recomendação médica e a pedido da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que também fez um apelo a aliados para que respeitem o momento. O ex-presidente agradeceu publicamente aos que estão compreendendo a necessidade do isolamento, ressaltando que estímulos externos podem representar riscos à cicatrização da parede abdominal reconstruída.

    ++Trump planeja fechar quase 30 embaixadas e consulados no exterior

    Bolsonaro começou a sentir os efeitos da obstrução intestinal na última sexta-feira, durante agenda no Rio Grande do Norte, e foi transferido para o Distrito Federal no sábado. A equipe médica estima que a internação deve durar pelo menos duas semanas, tempo necessário para garantir uma recuperação completa e evitar novas complicações.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

    Mais Recentes