Um caso de abandono de incapaz aconteceu na tarde de domingo (21/07) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Um bebê recém-nascido foi encontrado enrolado em fronhas e um moletom no banheiro feminino de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
++ Adolescente de 17 anos é morto a facadas pela própria mãe em Mato Grosso do Sul
Por volta das 16h15, uma funcionária da limpeza da UPA se deparou com a cena ao entrar no banheiro feminino destinado a pessoas com deficiência para trocar os lixos. Ao lado do vaso sanitário, no chão, estava o bebê, enrolado em três fronhas de travesseiro e um moletom vermelho.
++ Mãe de adolescente viciado em jogos online relata luta contra o vício
Ao desenrolar a blusa do bebê, a equipe médica da UPA encontrou um bilhete com a seguinte frase: “Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o levem ao médico”.
As câmeras de monitoramento da UPA registraram o momento em que uma mulher chegou à unidade às 15h38, segurando “alguma coisa enrolada” nas fronhas e na blusa vermelha, segundo o boletim de ocorrência. Ela ficou em frente ao local por 11 minutos, entrou na unidade e saiu às 15h56, sem o bebê.
A criança foi prontamente atendida pela equipe médica da UPA e encaminhada ao Hospital Municipal de São Bernardo Campo. Segundo a prefeitura da cidade, o quadro de saúde do bebê é estável, sem intercorrências desde a internação. “No momento, passa por exames e medicações e não há previsão de alta”, informou a prefeitura em nota.
Com base em exames físicos, a idade do bebê foi estimada em 39 semanas e 5 dias. O Conselho Tutelar da cidade está acompanhando o caso e buscando garantir os direitos da criança.
O caso foi registrado como abandono de incapaz no 1º Distrito Policial de São Bernardo Campo. As imagens das câmeras de segurança da UPA serão solicitadas pela Polícia Civil para auxiliar na investigação e identificar a mulher que abandonou o bebê.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.