A popularidade do presidente Lula (PT) subiu para 54% em julho, conforme aponta a pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). Em contrapartida, a reprovação caiu para 43%, com 4% dos entrevistados não sabendo ou não respondendo. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, evidenciando uma melhora significativa em relação a maio, quando os índices estavam praticamente empatados em 50% e 47%.
++Bolsonaro sabia da venda milionárias das joias em esquema criminoso, diz PF
O levantamento foi realizado entre 5 e 8 de julho, entrevistando 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios. Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa possui um intervalo de confiança de 95%. Felipe Nunes, diretor da Quaest, destacou que a melhoria na avaliação de Lula foi impulsionada por eleitores com renda familiar de até 2 salários mínimos, além de haver um crescimento na aprovação entre mulheres e evangélicos.
Aprovação de Lula entre eleitores de baixa renda subiu de 62% para 69%, enquanto a reprovação caiu de 35% para 26%, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais para este grupo. No segmento evangélico, embora Lula ainda seja mais reprovado do que aprovado (52% a 42%), a diferença diminuiu para 10 pontos percentuais, a menor desde outubro de 2023.
++Biden reafirma determinação em meio a pressões para abandonar reeleição
Além disso, a aprovação entre eleitores com ensino fundamental subiu de 60% para 65%, e a reprovação caiu de 37% para 30%, resultando em uma diferença de 35 pontos percentuais, a segunda maior desde o início do mandato de Lula. Esses dados refletem uma mudança de percepção sobre os principais problemas do país, com a economia perdendo destaque para questões de segurança.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.