Jair Bolsonaro também criticou o episódio. (Foto: Instagram)
As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Instagram)
Os alvos são investigados crimes de difamação e invasão de dispositivo informático (Foto: Instagram)
Janja criticou Elon Musk durante evento do G20. (Foto: Instagram)
E participavam de grupos que trocavam mensagens de caráter misógino e extremista (Foto: Instagram)
O momento foi importante para Fernanda como representante da cultura brasileira. (Foto: Instagram)
Mensagens ofensivas foram postadas no perfil por pouco mais de uma hora, quando a rede social bloqueou as publicações (Foto: Instagram)
Um adolescente de 17 anos, morador de Sobradinho, no DF, afirmou aos investigadores que hackeou o perfil de Janja Lula, na rede social X, antigo Twitter. Ele foi alvo da Operação X1, deflagrada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (14/12). Os policiais ainda apuram a veracidade da informação, já que o garoto ainda não depôs formalmente.
Os policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão, sendo dois no Distrito Federal e quatro em Minas Gerais, para apurar a materialidade e a autoria dos crimes praticados. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os alvos são investigados pelos crimes de difamação e invasão de dispositivo informático.
Apurações constataram que os possíveis envolvidos também tinham perfis e postagens na plataforma Discord, e participavam de grupos que trocavam mensagens de caráter misógino e extremista.
A conta do X (antigo Twitter) da primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi hackeada na noite desta segunda-feira (11/12). Mensagens ofensivas foram postadas no perfil por pouco mais de uma hora, quando a rede social bloqueou as publicações.