O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quebrou o silêncio nesta última quinta-feira (7), e se manifestou pela primeira vez após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial contra Kamala Harris.
Em seu discurso realizado direto da Casa Branca, o democrata afirmou que já garantiu ao adversário político, por telefone, que realizaria uma transição pacífica, “honrando a Constituição”, até 20 de janeiro de 2025, quando ocorre a cerimônia de posse.
“Aceitamos a escolha que o país fez. Estamos em uma democracia, a vontade popular sempre prevalecerá. Você não pode amar seu país só quando você vence. Você não pode amar seu vizinho só quando vocês concordam”, disse Biden. “Os eleitores fizeram seu dever como cidadãos, e eu farei o meu como presidente”, declarou ele, que ressaltou seu compromisso em honrar com os últimos deveres enquanto presidente dos EUA.
Além disto, Biden também destacou sua confiança no sistema eleitoral e na contagem de votos, contrariando Trump, que nas eleições de 2020, quando foi derrotado na tentativa de reeleição, contestou o resultado e acusou de fraude nas urnas.
++ Zelensky alerta para aumento de instabilidade após confrontos com soldados norte-coreanos
“Espero que a gente possa enterrar o questionamento sobre a integridade do sistema eleitoral americano. Ele é honesto, justo e transparente e pode ser confiado quando se perde”, pontuou o político.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.