Trocar a rotina caótica por uma viagem de motorhome, mundo a fora, parece ser um sonho distante para muita gente. Mas o casal Rafaela Freitas, 33 anos, e José Luiz da Costa, 37, transformou o desejo em realidade.
Os dois se casaram em julho de 2022. Rafaela era repórter de TV e também trabalhava com o Luiz no restaurante japonês do casal. Eles tocavam três empresas quando o empresário foi diagnosticado com ansiedade e início de depressão. A decisão de construir um motorhome e mudar o estilo de vida foi o ponto chave para alterar a realidade do casal.
++ Paolla Oliveira rebate enxurrada de críticas ao seu corpo: “Insegurança”
Os dias de aflição, medo e angústia, se tornaram em leveza e vontade de viver.
Rafa e Lemão, como são conhecidos, deram nome ao projeto: “Capixabas Sem Cep”. Naturais do Espírito Santo, compraram uma ambulância antiga e, com as próprias mãos, transformaram, durante 10 meses, o carro em uma casa sobre rodas. Em julho de 2023 deram início a viagem dos sonhos.
Rafa pediu conta do trabalho, onde atuou por 10 anos. Lemão arrendou o restaurante, e os dois alugaram o apartamento onde viviam, além do carro do casal. Com essa renda mensal pegaram a estrada rumo à liberdade. A “VanBulância”, como chamam o motorhome, possui 6m² e tem tudo o que precisam: cozinha, banheiro, quarto, mesa de jantar e até depósito.
O primeiro destino foi o Ushuaia, na Argentina, os dois tinham o sonho de conhecer a neve. Durante quatro meses, Rafa e Lemão percorreram cerca de 16.000 quilômetros. Foram 120 dias de liberdade, mas também de medo e “perrengues”. Por poucas vezes tiveram problemas na estrada, como ficar com o carro atolado e dormir com muita chuva e trovōes.
Eles viajaram pelo sul do Brasil, Paraguai, Uruguai. Na Argentina seguiram de Buenos Aires até o Ushuaia, e pegaram uma temperatura de -4. Eles não só conheceram a neve como também viram lagos congelados, baleias, fizeram carinho em ovelhas, esquiaram, andaram em cima do gelo, viram um Glaciar, e tiveram experiencias que jamais imaginaram.
Os dois também passaram pelo Chile, na região da Patagônia, percorreram por cinco dias a estrada que é considerada a mais bonita do mundo. Foram 5 paīses e 49 cidades nesse período. “Os lugares que conhecemos até agora são incríveis, e estarão na memória para sempre, mas o mais legal disso tudo, foi conhecer pessoas tão especiais. Eu quis fugir da rotina por conta das pessoas, mas foram justamente elas que tornaram tudo ainda mais incrível”, afirma Lemão.
++ Marido de Ivete Sangalo revela segredo para o corpão da cantora aos 51 anos
Os Capixabas Sem Cep ficaram encantados com o estilo de vida. Estão colecionando diferentes memórias pelo mundo e cada estrada percorrida é uma jornada inesquecível. Os dois acabaram se tornando influenciadores digitais, e compartilham toda a rotina na internet, em perfis do Instagram, Youtube e TikTok.
Rafa e Lemão retornaram ao Espírito Santo, onde passaram as festas de fim de ano com a família e, em poucos dias, voltarão à rotina da estrada. “Nós vamos continuar agora até o norte da Argentina e, de lá, faremos os outros países da América do Sul, como Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela. Nossa intenção, se tudo der certo, é chegar até o Alaska”, conta a jornalista.
O casal afirma que não se arrepende da decisão que tomou. “Está valendo muito a pena. Está sendo incrível. Não só pela experiência, como também para o nosso relacionamento. Ter um respiro no meio da jornada tão corrida que a gente tinha está sendo essencial para melhorarmos nosso casamento em todos os sentidos”, diz Rafa.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS