Dora trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. A escrivã ajuda um menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. (Foto: Divulgação)
Cabra Marcado Para Morrer, 1984. Em 1962, João Pedro Teixeira é assassinado a mando dos latifundiários da região. Eduardo Coutinho ruma logo depois para a região a fim de fazer um filme sobre o crime cometido contra o líder camponês. No entanto, a repressão dos militares no poder após o golpe de 1964 interrompe as filmagens. Cerca de 17 anos depois, o cineasta vai atrás de Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro, obrigada a viver se escondendo desde então. (Foto: Divulgação)
Aquarius, 2016 (Foto: Divulgação)
Uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento. (Foto: Divulgação)
Deus e o Diabo na Terra do Sol, 1964 (Foto: Divulgação)
Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. (Foto: Divulgação)
A Hora da Estrela, 1985 (Foto: Divulgação)
Uma jovem nordestina datilógrafa encontra um namorado em São Paulo e sonha com a felicidade. (Foto: Divulgação)
Em 2023, o cinema brasileiro celebrou 125 anos de existência e de muita memória. Uma joia cultural que se destaca ao redor do mundo, a indústria nacional é vasta e abrange dramas emocionantes, adaptações literárias, críticas sociais, comédias diversas e até mesmo o terror conceitual. Do mainstream ao independente, a produção cinematográfica brasileira é enriquecedora e merece ser celebrada.
Pensando nisso, o Jetss Brasil preparou uma lista com 5 filmes brasileiros clássicos que você precisa assistir pelo menos uma vez. Confira na galeria acima e aproveite!