26 C
Rio de Janeiro
domingo, julho 7, 2024
Mais

    Rafa Brites se desculpa após críticas por usar termo capacitista em vídeo: “Brava comigo mesma”

    Date:

    Rafa Brites usou as redes sociais na noite desta segunda-feira (14) para se retratar pelo uso de uma expressão capacitista em um vídeo publicado mais cedo por ela. Acontece que a influenciadora digital havia compartilhado um reels no Instagram onde utilizou a palavra “mancada” para se referir a um erro cometido por alguém. Ao ser alertada por uma amiga, a jornalista voltou à plataforma para se desculpar.

    ++ Tatá Werneck derrete fãs ao compartilhar vídeo de filha com Rafa Vitti: “Xerox da mãe”

    Hoje de manhã, eu fiz um reels muito bonitinho, muito fofinho, sobre amizade. Esse reels foi compartilhado, foi comentado, bombou, mas estou muito assustada, porque cometi um erro nesse reels. E mais do que estar assustada pelo meu erro — porque estou muito brava comigo mesma —, eu estou assustada, porque só recebi um comentário sobre ele, e uma amiga que me chamou no WhatsApp, e foi só assim que eu percebi“, começou ela.

    ++ Andressa Urach diz ter faturado R$ 500 mil em conteúdos adultos em menos de um mês

    Eu usei uma expressão capacitista, que deprecia pessoas com deficiência [neste caso, especificamente]. Eu sei que muita gente vai falar que isso é ‘mimimi’, que você não teve a intenção, mas não é ‘mimimi’. Se eu estou ofendendo alguém, por que eu não mudo essa expressão? […] Enquanto a gente não mudar como verbalizamos as coisas, o mundo realmente não vai mudar“, afirmou.

    Mudança no vocabulário

    Na sequência, a esposa de Felipe Andreoli ainda citou outras expressões que denotam capacitismo e devem ser deixadas de lado.

    Eu usei a expressão ‘mancada’, mas eu separei outras expressões para a gente tirar do dia a dia e não usar mais, tá bom?“, disse Rafa, listando os termos “fingir demência”, “dar uma de João sem braço”, “não temos braço para fazer tudo isso”, “tá cego?”, “tá surdo?”, “cego de raiva”, “cego de amor”, “mais perdido que cego em tiroteio”, “para de ser retardado” e “você está autista”.

    Primeiro gostaria de me desculpas, segundo, quero agradecer à minha amiga Paty, por me alertar. Achei muito importante vir aqui […] Não quero mais repetir e gostaria que você também não repetisse aí, tá bom? Obrigada“, finalizou a apresentadora.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

    Mais Recentes