Início Entretenimento Famosos Assim como Adele: confira artistas internacionais acusados de plagiar brasileiros

Assim como Adele: confira artistas internacionais acusados de plagiar brasileiros

A cantora Adele se viu envolvida em uma polêmica internacional após a Justiça Brasileira determinar a retirada de sua música “Million Years Ago” das plataformas de streaming. A decisão atendeu a um pedido do compositor brasileiro Toninho Geraes, que acusa a britânica de plagiar sua canção “Mulheres”, interpretada por Martinho da Vila.

++ Confira os famosos proibidos de comprar uma Ferrari

Para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a semelhança entre as duas músicas é inegável. A decisão, ainda sujeita a recursos, foi celebrada pela defesa de Geraes como uma “vitória histórica” para a música brasileira.

++ Casa, Mansões e mais: confira os bens da herança bilionária de Gugu Liberato

O caso de Adele, no entanto, não é isolado. Diversos artistas brasileiros já denunciaram a apropriação indevida de suas obras por nomes consagrados da música internacional.

Jorge Ben Jor vs Rod Stewart e Black Eyed Peas

O compositor brasileiro Jorge Ben Jor, por exemplo, travou duas batalhas jurídicas contra artistas estrangeiros. A primeira foi contra Rod Stewart, acusado de plagiar a canção “Taj Mahal” em sua música “Da Ya Think I’m Sexy?”. Apesar de reconhecer a semelhança, Stewart alegou que não houve intenção de copiar.

A segunda disputa foi contra o grupo Black Eyed Peas, que teria utilizado trechos de três músicas de Ben Jor sem autorização. Em ambos os casos, o brasileiro saiu vitorioso.

Luiz Bonfá vs Gotye

Outro caso marcante é o de Luiz Bonfá, cujo clássico “Seville” teria servido de inspiração para a canção “Somebody That I Used To Know”, do australiano Gotye. O sucesso mundial da música de Gotye levou o artista a reconhecer a influência de Bonfá e a se comprometer a indenizar a família do compositor brasileiro.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.