Evaristo Costa explica sobre perda de quase 30 kg após diagnóstico de doença. (Foto: Instagram)
Evaristo Costa é vítima de furto na Inglaterra e dá detalhes inusitados. (Foto: Instagram)
O jornalista Evaristo Costa utilizou a redes sociais e revelou que teve o celular furtado em Londres, na Inglaterra, onde mora atualmente. (Foto: Instagram)
Evaristo Costa recebe alta após tratamento para Doença de Crohn: “Chegou a hora de dar tchau”(Foto Instagram)
Evaristo Costa revela luta para descobrir doença: “Diagnóstico errado”. (Foto Instagram)
“Por um ano, ele me tratou como se eu tivesse gastrite”, explicou.. (Foto Instagram)
“Eu dizia para ele: ‘Doutor, cada vez que eu tomo comprimido para gastrite aumenta minha dor na barriga e não é na altura do estômago, é mais para baixo’.” (Foto Instagram)
“Até que, em 2020, ele resolveu investigar e chegou ao diagnóstico de Doença de Crohn. A minha doença não é considerada severa, ela é moderada.” (Foto Instagram)
Inicialmente, o jornalista acreditava estar enfrentando uma questão de gastrite, mas a percepção da necessidade de uma investigação mais aprofundada surgiu quando ele passou por crises de dores abdominais, diarreia e febre. (Foto Instagram)
Atualmente internado no Reino Unido, Evaristo abordou o tema por meio de um vídeo publicado em sua conta no Instagram nesta terça-feira (16), respondendo às perguntas dos seguidores. Uma internauta indagou sobre como ele descobriu a doença e quais eram os sintomas. (Foto Instagram)
“Achei superimportante essa pergunta, ninguém tinha me feito ainda. Por isso, resolvi parar para respondê-la porque pode acontecer com muita gente o que aconteceu comigo, que é o diagnóstico errado.” (Foto Instagram)
“Achei que era alimentação errada, que o problema se resolveria com o tempo e não foi bem assim. Comecei com episódios de diarreia. Eu ia ao banheiro 15, 20, 30 vezes ao dia”, iniciou Costa. (Foto Instagram)
O comunicador descreveu detalhadamente os sintomas que o levaram a buscar ajuda médica. (Foto Instagram)
“Alguns momentos, diarreia e sangue. Comecei a perder peso. No meu caso, uma dor terrível, uma queimação na parte inferior da minha barriga.” (Foto Instagram)
“Barriga sempre inchada, dolorida, alta produção de gases e todos esses sintomas pioraram durante durante a noite. Eu dormia sentado porque era mais confortável.” (Foto Instagram)
“O que realmente me levou ao médico foi que eu perdi as minhas forças.” (Foto Instagram)
“Eu não tinha força para nada, para me levantar da cama, caminhar, andar de bicicleta, levar minhas filhas na escola e, quando procurei o médico, ele me diagnosticou com gastrite.” (Foto Instagram)
“E meu objetivo agora é fazê-la entrar em remissão para evitar episódios como esse, uma sepse urinária. Meu corpo está com a imunidade muito baixa e aberto para receber qua receber qualquer tipo de vírus e bactérias”, concluiu o jornalista. (Foto Instagram)
Evaristo Costa abriu o coração sobre a luta contra pela saúde, após ter recebido o diagnóstico da doença de Crohn. Em entrevista ao ‘PodCringe’, o jornalista, conhecido por ter sido âncora do ‘Jornal Hoje’, da Globo, contou que chegou a emagrecer em torno de 22 kg em três semanas.
“Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim […] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas”, disse ele.
Evaristo Costa, então, explicou que o emagrecimento ocorreu em virtude da crise ocasionada pela doença. “Às vezes as pessoas falam assim: ‘Que legal, você tá bem magrinho, barriga chapadinha’. Mas não é um emagrecimento saudável. Eu estou totalmente desregulado por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela deu uma estabilizada, mas voltou”, afirmou.
O ex-funcionário da Globo ainda contou que a doença de Crohn também deixa sua imunidade sempre baixa. “A última vez que eu fui internado foi por causa de uma infecção nas amígdalas que se transformou em uma sepse, porque eu estava com a imunidade no pé”, relembrou.