Uma primeira pesquisa eleitoral depois do atentado contra Donal Trump foi divulgada nessa terça-feira.
Trump foi baleado com um tiro de raspão na orelha durante um comício na Pensilvânia, na última sexta-feira. O atirador foi morto por policiais que estavam no local.
++ Policiais viram atirador de Trump minutos antes dos disparos
O levantamento da empresa Ipsos, realizado entre os dias 14 e 16, em parceria com a Reuters, e divulgado pela BBC, mostrou que o candidato republicano na frente do democrata, com 43% das intenções de votos, contra 41%. Os dois estão em empate técnico, já que a margem de erro é de 3%. A apuração ouviu mais de 1.200 americanos.
Trump apareceu na pesquisa com 43% das intenções de votos nominais entre eleitores registrados, a frente de Biden por dois pontos percentuais (o democrata tem 41%). A vantagem está dentro da margem de erro da pesquisa, de 3% — algo que a Reuters disse sugerir que “o atentado contra a vida de Trump não provocou uma grande mudança no sentimento dos eleitores”.
++ Elon Musk se compromete com R$ 245 milhões mensais em apoio a Trump
Por outro lado, o questionário revelou que tanto entre republicanos quanto entre democratas, há uma percepção de que o país está “saindo do controle”, pouco depois do atentado. Um total de 80% dos entrevistados — em uma proporção similar entre apoiadores dos dois partidos — disseram concordar com a afirmação “o país está saindo do controle”.
A pesquisa também indicou que 84% do eleitorado está preocupado com atos extremistas após as eleições. Em uma pesquisa anterior, o percentual correspondente era de 74%.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.