O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, solicitou nesta terça-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifeste sobre o veto do governo brasileiro que bloqueou o ingresso da Venezuela no Brics. Maduro comentou sobre o tema em seu programa semanal na TV pública venezuelana, indicando esperar que Lula se informe e, em momento oportuno, comente a situação.
++Caio Blat fala sobre traição e reflete após término com Luisa Arraes
Sem responsabilizar diretamente o líder brasileiro pelo veto, Maduro apontou para a atuação da chancelaria brasileira, sugerindo que o Itamaraty, segundo ele, age de forma independente no Brasil e mantém há anos uma postura de “conspiração contra a Venezuela”, em alinhamento com o Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Antigo aliado de Maduro e de seu antecessor, Hugo Chávez, Lula tem se distanciado do governo venezuelano após uma controversa reeleição de Maduro em julho, que foi denunciada pela oposição venezuelana como fraudulenta. Segundo Celso Amorim, ex-chanceler e assessor especial da Presidência, o veto ao ingresso da Venezuela no Brics foi motivado por uma “quebra de confiança”.
++Kamala Harris critica Trump e promete governar para todos os americanos
Além disso, a ausência de Lula na reunião do bloco gerou críticas do procurador-geral venezuelano, Tarek Saab, que sugeriu que o recente acidente doméstico do presidente brasileiro serviria como “álibi”. Maduro, no entanto, afirmou que a questão cabe aos médicos e ao próprio Lula.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.