O presidente Lula e a ministra Marina Silva falaram, nesse domingo, sobre as ações criminosas de incêndios que ocorreram no país, nos últimos dias.
++ Justiça reduz pena de Flordelis após aprovação no Encceja
Foi durante um reunião no Prevfogo, na sede do Ibama, em Brasília (DF). Foi informado durante o encontro que a Polícia Federal abriu 31 inquéritos para investigar as origens do fogo, incluindo dois no estado de São Paulo, que concentrou mais de 30% dos focos de calor registrados durante o final de semana, segundo dados do Inpe.
“Não conseguiram detectar nenhum incêndio causado por raios. Isso significa que tem gente colocando fogo na Amazônia, no Pantanal e sobretudo no estado de São Paulo”, disse Lula.
O estado de São Paulo registrou 2.191 focos de calor em 48 horas, que correspondem a cerca de 42% dos focos no estado em 2024. Ao todo, 46 municípios paulistas estão em alerta máximo para incêndios.
++ Três homens são presos por desviarem mercadorias dos Correios
“Em São Paulo não é natural em hipótese alguma que em poucos dias tenha tantas frentes de incêndio envolvendo simultaneamente vários municípios”, declarou Marina. A ministra destacou que os esforços federais estão mobilizados para combater os incêndios e punir ações criminosas relacionadas ao uso do fogo.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.