O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciaram nesta terça-feira (26) um plano conjunto para arrecadar mais de R$ 5 bilhões destinados a projetos de economia sustentável na Amazônia Legal e na Guiana Francesa.
++Nova lei na Flórida proíbe menores de 14 anos de usarem redes sociais
O anúncio foi feito durante o início da visita de Estado de Macron ao Brasil e está alinhado com uma agenda internacional voltada para a preparação da COP30 do clima em Belém, prevista para 2025. O plano visa captar 1 bilhão de euros (aproximadamente R$ 5,38 bilhões) em investimentos públicos e privados nos próximos quatro anos, conforme divulgado pela Presidência francesa.
O objetivo do plano é promover a “conservação e gestão sustentável das florestas”, ao mesmo tempo em que busca a “valorização econômica” dos territórios, com a participação central dos “povos indígenas e das comunidades locais”, conforme descrito no documento divulgado.
++Em palestra na USP, Moraes pede pela regulamentação das redes sociais
Após o anúncio em Belém, os dois presidentes seguiram para a ilha do Combu em um pequeno barco, onde visitaram uma microempresa de produção de cacau. A visita foi uma demonstração de que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente. Na quarta-feira, Macron visitará a base naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e depois seguirá para São Paulo e Brasília, dando continuidade à sua agenda no Brasil.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.