25.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, setembro 19, 2024
Mais

    Autora de Harry Potter é denunciada por transfobia por postagens nas redes sociais

    Date:

    A escritora J.K. Rowling, criadora de “Harry Potter”, recebeu uma queixa na justiça pelo crime de transfobia nesta quinta-feira (7), por comentários feitos nas redes sociais.

    ++ Kate Middleton não quer saber de Príncipe Harry na sua recuperação após cirurgia

    Em 7 de março de 2024, a apresentadora transgênero India Willoughby acusou a escritora J.K. Rowling de crime de transfobia por comentários publicados no Twitter em 4 de março. Willoughby, a primeira apresentadora transgênero da TV britânica, denunciou Rowling à polícia de Northumbria por “deliberadamente errar seu gênero” e “propagar discurso de ódio”.

    ++ Ex-campeão mundial de Xadrez vira terrorista em lista do Governo Russo

    “Ontem entrei em contato com a polícia de Northumbria. Denunciei J.K. Rowling pelo que ela disse”, pontuou Willoughby em entrevista ao Byline Times, postada no X na noite de quarta-feira (6).

    “Chamar uma pessoa trans de homem, deliberadamente sabendo que aquela pessoa é uma mulher — e sou uma mulher independentemente do que J.K. Rowling afirme, minha certidão de nascimento diz mulher, meu passaporte, todos os meus documentos, sou reconhecida pela lei como mulher — assim que J.K. Rowling deliberadamente, e essa é a palavra, erra meu gênero mesmo sabendo quem sou, é muito ofensivo”, acrescentou.

    Rowling negou as acusações, alegando que não é crime ter opiniões críticas ao tema de gênero. A autora se tornou uma figura controversa nos últimos anos por suas posições sobre transgêneros e a definição de mulher, atraindo críticas de ativistas trans e apoio de alguns grupos que defendem os direitos das mulheres.

    A polêmica reacendeu o debate sobre a identidade de gênero e os limites da liberdade de expressão. A comunidade trans e seus aliados argumentam que os comentários de Rowling são discriminatórios e contribuem para a violência contra pessoas trans. Já Rowling e seus defensores defendem o direito de questionar a definição de gênero e de debater abertamente sobre o tema.

    “Há algum tempo, meus advogados me disseram que não apenas eu tenho um processo claramente vencível contra India Willoughby por difamação, como que o obsessivo ataque de India contra mim nos últimos anos pode até chegar a ser considerado assédio”, comentou Rowling no X.

    O caso continua em andamento e não há previsão de resolução. As implicações legais da denúncia de Willoughby são complexas e ainda não foram totalmente exploradas.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

    Mais Recentes