24.2 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, setembro 20, 2024
Mais

    Justiça dá 2 dias para faculdade de SP readmitir jovem que matou amiga

    Date:

    A Justiça Federal determinou nesta terça-feira (27/2) que a jovem responsável pela morte de Isabele Guimarães Ramos com um tiro no rosto em 2020 retorne à Faculdade São Leopoldo Mandic, localizada em Campinas, interior de São Paulo.

    ++ TIM é condenada por telemarketing ligar 30 vezes num dia para cliente

    Atualmente com 18 anos, a estudante estava matriculada no curso de medicina e foi expulsa pela instituição de ensino em 16 de fevereiro. A defesa da jovem entrou com uma ação judicial contra essa decisão.

    ++ Homem que esfaqueou Bolsonaro deve ser transferido para tratamento

    O juiz Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas, determinou que a jovem seja aceita novamente no curso em até dois dias, afirmando: “Defiro a liminar para determinar à autoridade impetrada [faculdade] que reintegre a impetrante no curso de medicina em que está matriculada, sem qualquer prejuízo acadêmico pelos dias em que não o pode frequentar em razão do ato impetrado”.

    A defesa da estudante alega que ela foi aprovada regularmente em um processo seletivo da faculdade. O advogado Artur Osti declarou que os “discursos de ódio” nas redes sociais contra sua cliente “acabam instrumentalizando iniciativas de cunho discriminatório”, citando a expulsão como exemplo. Ele acrescentou que “todos esses ilícitos estão sendo alvo das respectivas ações de responsabilização no âmbito do Poder Judiciário”.

    Por outro lado, segundo a instituição de ensino, a expulsão da jovem ocorreu devido a “um clima interno de grande instabilidade do ambiente acadêmico gerado pela presença da aluna”. Com base no Regimento Interno da Instituição e no Código de Ética do Estudante de Medicina, publicado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), foi decidido o desligamento da aluna.

    Na ocasião, o diretor de graduação da faculdade, Guilherme Succi, afirmou que a instituição devolveria os valores pagos pela estudante. A mensalidade para o curso de medicina na São Leopoldo Mandic é de aproximadamente R$ 13 mil.
    Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos, foi morta pela sua melhor amiga, que na época tinha 15 anos, na noite de 12 de julho de 2020, em uma casa localizada em um condomínio de luxo em Cuiabá. Ela foi atingida por um tiro no rosto disparado pela amiga, que praticava tiro esportivo com seus irmãos e pais.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

    Mais Recentes