28 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais

    Golpistas do 8/1 planejavam prender e enforcar Alexandre de Moraes

    Date:

    Alexandre de Moraes contou, em entrevista ao jornal O Globo, que golpistas do 8/1 de 2023 planejavam prendê-lo e enforcá-lo, segundo investigações da Polícia Federal (PF) sobre os atos.

    Caso um golpe de Estado vingasse, como pediam alguns manifestantes, este seria um dos três planos reservados ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que também ocupa a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A entrevista foi divulgada nesta quinta-feira (4).

    “O terceiro (plano) defendia que, após o golpe, eu deveria ser preso e enforcado na Praça dos Três Poderes. Para sentir o nível de agressividade e ódio dessas pessoas, que não sabem diferenciar a pessoa física da instituição”, contou o Moraes.

    ++ Câmeras flagram momentos antes de jovens morrerem dentro de BMW

    Os outros dois planos consistiam na prisão do magistrado pelas Forças Especiais do Exército e levado à Goiânia (GO), e um homicídio. O ministro ainda chegou a falar de se livrarem do corpo.

    “O primeiro previa que as Forças Especiais (do Exército) me prenderiam em um domingo e me levariam para Goiânia. No segundo, se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia. Aí, não seria propriamente uma prisão, mas um homicídio.”, revelou.

    ++ Maria da Graça Meneghel abre o jogo sobre aposentadoria em 2024

    A investigação da PF sobre o 8 de janeiro, já tornada pública, mostra que o suposto plano para derrubar Lula por meio de uma intervenção militar incluía o acionamento do Comando de Operações Especiais do Exército, em Goiânia, para efetivar o golpe, com a volta de Bolsonaro ao Planalto.

    Moraes também disse que há um inquérito que investiga o planejamento dessas atividades, com possibilidade de envolvimento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

    “Houve uma tentativa de planejamento. Inclusive, há outro inquérito que investiga isso, com participação da Abin, que monitorava os meus passos para quando houvesse necessidade de realizar essa prisão”, afirmou o magistrado.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS

    Mais Recentes