O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados abriu processo contra André Janones, suspeito de praticar “rach*dinha”. Se condenado, o deputado pode perder o mandato. O pedido de abertura do procedimento foi feito pelo PL após gravações nas quais Janones cobrava parte dos salários de seus assessores em 2019 serem reveladas.
O presidente do Conselho, deputado Leur Lomanto Junior escolherá o relator do processo entre três nomes sorteados pelo colegiado: Sidney Leite (PSD-AM), Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) e Guilherme Boulos (PSOL-SP).
++ Carla Diaz confessa ter chorado após atingir o org*smo
Na gravação feita por um ex-funcionário de seu gabinete, Janones argumentava que parte dos salários dos assessores seria usada para recompor seu patrimônio, “dilapidado” pela campanha eleitoral de 2016. Naquele ano, o deputado foi derrotado na disputa pela prefeitura de Ituiutaba (MG).
Na representação que resultou na abertura do processo contra Janones, o PL avalia que o repasse de parte dos salários teria sido uma imposição feita pelo deputado.
++ Saiba quem é o suposto elo entre Renato Cariani e o tráfico de dr*gas
“A ‘solicitação’, verdadeiramente impositiva ante a própria ascendência funcional hierárquica entre os envolvidos, era dirigida aos funcionários públicos lotados em gabinete, que deveriam destinar parte dos respectivos salários para o proveito do deputado André Janones, tal como retratado nas matérias jornalísticas e nos áudios revelados. Trata-se do famigerado esquema de ‘rach*dinha’ – prática ilegal e odiosa que pode configurar, em tese, crime de peculato”, diz o documento.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS