23 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, setembro 20, 2024
Mais

    Manoel Soares defende que pessoas negras deveriam ganhar três vezes mais que pessoas brancas

    Date:

    Na última sexta-feira (22), o jornalista e ativista social Manoel Soares afirmou que pessoas negras deveriam receber três vezes mais que pessoas brancas. Essa declaração, feita durante sua participação no podcast ‘Inteligência Ltda’, gerou intensos debates e discussões nas redes sociais.

    ++ Eliezer rebate comentário de internauta sobe trair Viih Tube: “Vamos te cancelar”

    Soares justificou sua perspectiva argumentando que o salário de uma pessoa negra não deve ser visto apenas como uma recompensa pessoal, mas como um instrumento para enfrentar as disparidades históricas e estruturais. “O salário que você ganha [sendo negro] não é só seu”, justificou. “Se eu trabalho na Globo, ganho o cachê de 20 mil reais no comercial que fiz, mas tem uma tia minha cujo filho, meu primo, está preso, eu tenho que ajudar. E meu primo está preso por quê? Porque o cenário social condicionou essa situação”, afirmou.

    Se aquele ‘negão’ ganha o mesmo salário que você, com todas as fragilidades estruturais nas quais o povo preto foi colocado, esse salário na vida dele vale 60% a menos. Então, pela lógica, ele tinha que ganhar três vezes o que você ganha”, completou o jornalista.

    ++Gretchen detona médico ao ser chamada de aberração por harmonização facial: “Alguém avisa”

    “Essa lógica de equiparação é uma lógica que dói, porque tem uma galera [branca] que quer meter o papo de aliado, mas ninguém quer dividir o privilégio”, ressaltou. Para ele, brancos apoiadores da luta antirracista poderiam se sentir prejudicados por sua argumentação, mas “dividir o privilégio é dividir o dinheiro”, disse.

    Ele argumentou que, embora essas pessoas possam não ter culpa pelas ações de seus ancestrais, têm responsabilidade em reconhecer o privilégio que desfrutam devido a essas ações. “Com certeza, o que eles fizeram te colocou onde você está, e eu sou prejudicado pelo que seus ancestrais fizeram. Seu filho, com seis anos, tem um universo de perspectiva na vida que o meu não tem. Às vezes, para entregar para o meu filho uma possibilidade melhor na vida, sou obrigado a virar para você e dizer: ‘Mano, vamos dividir esse bolo’”, declarou.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

    Mais Recentes