O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assegurou que mantém viva a possibilidade de taxar os produtos dos Estados Unidos, caso o ‘tarifaço’ implementado pelo presidente Donald Trump se estender ao Brasil.
++ Lula ironiza chance de concorrer com Bolsonaro em 2026: “Vai perder outra vez”
Em entrevista a rádios de Minas Gerais, nesta quarta-feira (5), o líder petista explicou, quando questionado sobre o assunto: “É o mínimo de defesa, o governo merece utilizar a lei da reciprocidade. Você tem na organização mundial do comércio uma permissão para que possa taxar qualquer produto até 35%”, disparou.
“Para nós, o que seria importante seria os EUA baixar a taxação e nós baixarmos a taxação. Mas se ele e qualquer país aumentar a taxação do Brasil, nós iremos taxá-los também. Isso é simples e muito democrático”, disse Lula.
++ Trump sugere acesso a minerais ucranianos como contrapartida para manter apoio dos EUA
Lula também aproveitou para criticar as falas de Trump, de que os Estados Unidos irão “assumir o controle” da Faixa de Gaza no processo de reconstrução do enclave, após quase um ano e meio de guerra. “Estamos vivendo um momento que quanto mais coisas irreais você falar, mais você tem destaque na mídia internacional. Não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o presidente do Israel e falar que vai ocupar Gaza”, apontou o presidente do Brasil.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.