25 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 4, 2025
Mais

    Elon Musk critica USAID e diz que Trump apoia fechamento da agência

    Date:

    O empresário Elon Musk declarou que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) está com os dias contados. Durante uma conversa na plataforma X, ele afirmou que a agência de ajuda externa é “altamente partidária” e “irrecuperável”, reforçando que o ex-presidente Donald Trump concorda com seu fechamento.

    ++Larissa Manoela confirma retorno às novelas: “A gente vai se ver na Globo”

    Musk, que lidera um painel federal para redução de custos no governo, disse que a USAID não tem apenas “um problema isolado”, mas representa um “ninho de vermes”. O debate contou com a participação do ex-candidato presidencial Vivek Ramaswamy e dos senadores republicanos Joni Ernst e Mike Lee.

    No fim de semana, dois altos funcionários de segurança da USAID foram afastados após impedirem representantes do Departamento de Eficiência do Governo (DOGE), liderado por Musk, de acessar áreas restritas da agência. A USAID, maior doadora individual de ajuda humanitária no mundo, desembolsou US$ 72 bilhões em 2023 para iniciativas como assistência em saúde, segurança energética e combate à corrupção.

    ++Graciele Lacerda retoma aulas de bicicleta após nascimento da filha com Zezé Di Camargo

    A política de Trump de congelar a maior parte da ajuda externa já preocupa entidades globais, com riscos de paralisação em programas de tratamento para HIV, remoção de minas terrestres e apoio a refugiados. Musk também afirmou que fraudes internacionais estariam desviando grandes quantias ao criar identidades falsas de cidadãos norte-americanos, embora não tenha apresentado provas ou detalhes sobre o suposto prejuízo de US$ 1 trilhão que ele estima para o governo.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS

    Mais Recentes